Projeto de Inovação do Departamento de Física da FFCLRP é premiado no Santander X Award 2025

O projeto TOMUS – Tomógrafo de Mama por Ultrassom – foi premiado com a primeira colocação no Santander X Award 2025, na categoria University. A iniciativa busca acelerar projetos universitários de grande potencial de impacto e inovação através de mentorias com especialistas, conexões e reconhecimento a nível nacional, além da premiação financeira.
De acordo com a organização do evento, houve mais de 1100 projetos inscritos 😱
O Projeto agora irá representar o Brasil no Santander X Global Award, concorrendo a uma nova premiação junto a finalistas de outros 11 países 🌎
O TOMUS, desenvolvido pelo Grupo de Inovação em Instrumentação Médica e Ultrassom e coordenado pelo Prof. Dr. Antonio Adilton Carneiro, busca a inovação para o diagnóstico precoce do câncer de mama, automatizando um sistema de imageamento tomográfico por ultrassom robotizado, possibilitando seu uso em comunidades carentes tanto de tecnologias como de profissionais especialistas na operação de equipamentos. O projeto é apoiado pelo Projeto Temático FAPESP 2018/16939-8 e pela Emenda Parlamentar nº 40940011, de autoria da Senadora do Estado de São Paulo Mara Gabrilli.
O Departamento de Física orgulhosamente parabeniza o GIIIMUS pela honraria concedida 🥇

