Curso de difusão - Estudos de Metabolômica em Biofluidos por Ressonância Magnética Nuclear (RMN)

  • -
  • 13:00 - 17:00
  • Departamento de Química FFCLRP
Evento

Prezados(as),

Estão abertas as inscrições para o curso de difusão:

🎓 Estudos de Metabolômica em Biofluidos por Ressonância Magnética Nuclear (RMN) - Código: 59.04.00240
📍 Departamento de Química – FFCLRP-USP
🧪 Modalidade: a distância/online
📅 Semana de Inverno da Química de 14 a 17 de julho de 2025.
💰 Curso gratuito

Sobre o curso:

O curso tem como objetivo introduzir os fundamentos e aplicações da metabolômica clássica de biofluidos (soro, plasma e urina) utilizando técnicas de RMN. Serão abordados conceitos essenciais sobre o metaboloma e a importância da RMN na análise de sistemas biológicos, com ênfase em sua alta reprodutibilidade, capacidade quantitativa e preparo mínimo de amostras.

Público-alvo:
Graduandos, graduados, pós-graduandos e profissionais em geral das áreas de Química, Farmácia, Biomedicina, Medicina e afins.

Destaques: o curso será ministrado pelo Prof. Dr. Gilson Costa dos Santos Jr. (UERJ), especialista em metabolômica por RMN, com passagens por centros de excelência no Brasil e exterior.

Agradecemos à Fundação de Apoio às Ciências Humanas, Exatas e Naturais (FAC) pelo apoio essencial à realização deste curso.


Evento enviado por Departamento de Química
Fonte: Profa. Dra. Viviani Nardini Takahashi