Laboratório do DF/FFCLRP desenvolve primeiro tomógrafo de mama por ultrassom do Brasil

Foto

 

Grupo GIIMUS do DF-FFCLRP desenvolve primeiro tomógrafo de mama por ultrassom do Brasil. Imagem adaptada da postagem no perfil do Instagram da SBEBNews (https://www.instagram.com/sbebnews/)

 

Do site da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica:

“O câncer de mama é o tipo de câncer mais incidente entre mulheres no Brasil e no mundo. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são estimados 74 mil novos casos anuais no país até 2025, o que mantém a doença como a principal causa de morte por câncer entre mulheres brasileiras. Diante desse cenário, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto, desenvolveram uma tecnologia inédita: o primeiro tomógrafo de mama por ultrassom concebido no Brasil.

A inovação é resultado de mais de duas décadas de pesquisa do Grupo de Inovação em Instrumentação Médica e Ultrassom (GIIMUS), liderado pelo pesquisador Antonio Adilton Oliveira Carneiro, docente da USP e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBEB). O projeto busca oferecer uma alternativa acessível, indolor e livre de radiação ionizante para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama, com potencial de integração ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Com exceção de alguns módulos eletrônicos específicos para a geração e a captação das ondas ultrassônicas, toda a tecnologia envolvida é de origem nacional. ‘O design do projeto e todos os protocolos de geração e processamento das imagens, desde sua concepção até a prototipagem, é fruto exclusivo da ciência brasileira’, destaca Carneiro.

O projeto recebeu investimento de uma emenda de bancada destinada pela senadora Mara Gabrilli.

[…]

Segundo Carneiro, o domínio brasileiro sobre o desenvolvimento científico e tecnológico abre novas possibilidades para o país. ‘Essa inovação não apenas representa um avanço científico, mas também fortalece a soberania tecnológica nacional. Ao produzir conhecimento e tecnologia no Brasil, reduzimos custos, ampliamos o acesso e impulsionamos a capacidade do país de responder a seus próprios desafios em saúde’, conclui.”

A matéria completa pode ser acessada em: Tomógrafo de mama por ultrassom desenvolvido na USP promete ampliar o acesso ao diagnóstico precoce do câncer de mama – SBEB Sociedade Brasileira de Engenharia Biomedica

 

Parabenizamos o professor Adilton e seu grupo de pesquisa por este grande avanço científico.


Fonte: https://sites.usp.br/fisica/