Docente do DF em matéria sobre cientistas brasileiros e o Prêmio Nobel

A SBF, Sociedade Brasileira de Física, publicou uma reportagem sobre o histórico de colaboração de pesquisadores brasileiros com os laureados do Prêmio Nobel, a maior honraria científica do mundo.
A reportagem cita a relação entre o professor Guidelli, atual docente do Departamento de Física da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), com o cientista Moungi Bawendi, que ganhou o Nobel de Química em 2023 por sua pesquisa com pontos quânticos (quantum dots). Durante o pós-doutorado no MIT (Massachusetts Institute of Technology), Guidelli colaborou com o grupo de pesquisa de Bawendi, resultando na publicação “Mechanistic Insights and Controlled Synthesis of Radioluminescent ZnSe Quantum Dots Using a Microfluidic Reactor” (doi: 10.1021/acs.chemmater.8b03587). Neste artigo, também colaborou Oswaldo Baffa Filho, também docente do DF-FFCLRP.
O desenvolvimento da pesquisa de Bawendi, desta forma, também foi resultado da participação e esforço dos nossos pesquisadores!
O conteúdo completo da reportagem pode ser conferido em https://www.sbfisica.org.br/v1/sbf/brasileiros-tem-amplo-historico-de-colaboracao-com-premios-nobel/
