Pesquisa do DF/FFCLRP sobre biossensores para detecção de dengue é destaque na mídia

A pesquisa de Bassam Bachour Júnior, aluno de pós-graduação do Departamento de Física da FFCLRP-USP, recebe destaque na mídia. Orientado pelo professor Marcelo Mulato, Bachour Júnior desenvolveu um novo método de detecção do vírus da dengue: um biossensor contendo aptâmeros, fragmentos de DNA que interagem com a proteína NS1 do vírus causador da dengue.
Em entrevista ao Jornal da USP, o pesquisador afirma que o método promove resultados mais rápidos, com menores custos e maior acessibilidade, chegando até populações em locais remotos.
Detalhes da pesquisa podem ser obtidos através do artigo “Gold-enhanced aptasensors for highly sensitive dengue detection: a cost-effective approach“, publicado no periódico Surfaces and Interfaces na edição de dezembro de 2024 (https://doi.org/10.1016/j.surfin.2024.105282).
Bachour Júnior, que defendeu sua dissertação de mestrado sobre o tema no programa FAMB em 06 de fevereiro deste ano, concedeu entrevista à emissora de TV Record SP para apresentar à sociedade os resultados de sua pesquisa. A reportagem pode ser conferida em: https://www.youtube.com/watch?v=OKh8i_-cmKI
Fonte: Pesquisa do DF/FFCLRP sobre biossensores para detecção de dengue é destaque na mídia – Departamento de Física – FFCLRP/USP