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Sobre
Nascida no Brasil, Maria Yuka de Almeida Prado é sansei. Seu début como cantora deu-se no Theatro Municipal de São Paulo, interpretando um dos anjos da ópera A Flauta Mágica de Mozart.
Graduou-se em 1990, na Faculdade de Música Kunitachi (Kunitachi Ongaku Daigaku) no curso de bacharelado em canto, em Tóquio e em seguida, especializou-se no Centro de Pesquisa de Canções Japonesas e Francesas (Nichifutsu Kakyoku Kenkyūjō) em 1992.
Na Universidade de São Paulo, concluiu tanto o mestrado com a dissertação “A voz do crepúsculo na canção Akatonbo, de Kōsaku Yamada e Bachianas Brasileiras n°. 5, de Heitor Villa-Lobos”, como o doutorado com a tese “A poética japonesa na canção brasileira”.
Sua pesquisa de mestrado foi apresentada como recital-conferência no Performa’ 07, na Conferência Internacional sobre Performance sediada na Universidade de Aveiro, Portugal, em maio de 2007. Parte de sua tese foi também apresentada como recital-conferência “My voice and my inner voice” na Conferência Internacional Performer’s Voice na University of Singapore em outubro de 2009.
Maria Yuka é professora de canto no Departamento de Música de Ribeirão Preto da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, desde 2005. Suas linhas de pesquisa são: Interpretação e Performance da Canção Brasileira e Estratégias Pedagógicas Interdisciplinares no Estudo da Voz e da Performance Vocal, com a colaboração de inúmeros profissionais de diferentes áreas.
Ela tem trabalhado no programa de intercâmbio com a University of New Hampshire (EUA), tendo orientado uma aluna de graduação desta instituição com pesquisas performáticas da canção brasileira.
Com fluência em português, inglês e japonês, ministra aulas e conferências de âmbito internacional.
Como solista tem participado em óperas, obras sinfônicas e oratórios, mas principalmente como camerista tem apresentado muitos concertos e recitais abrangendo canções brasileiras e japonesas e primeiras audições de compositores brasileiros nos principais teatros do país.