PianoLab - Laboratório de Piano e Pedagogia do Piano
Responsáveis

Prof. Dr. Fernando Corvisier e Profª Drª Fátima Corvisier.


Introdução

O PianoLab, é um novo projeto que está no Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo. Tem como finalidade principal dar apoio às atividades de docência, pesquisa e extensão desenvolvidas pelos proponentes nas disciplinas de Instrumento (Piano, Piano Complementar, Instrumento Complementar), Pedagogia do Piano, Música de Câmara, Prática Camerística, Práticas Instrumentais e Seminários de Execução Musical.


História

As disciplinas Piano e Piano Complementar foram as primeiras disciplinas práticas oferecidas no Departamento de Música em Ribeirão Preto. Um número expressivo de alunos e ex-alunos dessas disciplinas têm se destacado no cenário artístico nacional e internacional através da participação e premiação em concursos nacionais e internacionais de piano, participação de festivais internacionais de música, na participação e apresentação de trabalhos em congressos, na aprovação em cursos de pós-graduação em performance no Brasil e no exterior e em concurso público para pianista colaborador na Universidade Federal de Uberlândia. Este resultado positivo é fruto de um trabalho de grande seriedade que é desenvolvido pelos professores de piano deste departamento.

A criação da disciplina Pedagogia do Piano e da metodologia de piano em grupo, concomitantemente com as aulas individuais de piano, foram o resultado de um minucioso projeto de pesquisa, que buscou novas perspectivas para a apliacação da disciplina piano complementar. O universo discente nesta disciplina abrange duas categorias distintas de alunos. De um lado estão os alunos de licenciatura que têm como instrumento principal o próprio piano e de outros aqueles que, sendo habilitados em outros instrumentos ou canto (nos cursos de licenciatura ou bacharelado), são iniciantes neste instrumento de teclado. Foi verificado que estes dois grupos têm objetivos e perspectivas diferentes com relação à matéria. A principal função da aula de piano complementar para aqueles que não estão familiarizados com o instrumento é trabalhar e desenvolver a técnica básica aliada à prática do que pode-se chamar de as "habilidades funcionais do piano" como a leitura simultânea de claves, a leitura à primeira vista, e rudimentos de harmonização, transposição e improvisação ao teclado, tópicos que melhor atendem às necessidades práticas de um futuro profissional que se utilizaria do piano como ferramenta na educação musical. Além do emprego do que foi descrito acima, o grupo de alunos cujo instrumento principal é o piano requer uma atenção especial no que tange à prática instrumental per se. Uma vez que, conforme demonstrou a pesquisa elaborada para o projeto, muitos mostram-se dispostos a atuar como professores do instrumento, há necessidade de uma orientação muito conscienciosa no que se refere à execução propriamente dita e, ainda mais importante, à transmissão destes conhecimentos a seus futuros alunos. Em suma, um maior conhecimento da pedagogia do piano e tudo o que se relaciona a este instrumento.

Como objetivo principal pretendeu-se contribuir para a formação de alunos mais preparados para a sua profissão; melhorar o nível instrumental e tornar mais científica uma abordagem que ainda é muito intuitiva e empírica através do desenvolvimento não só das habilidades instrumentais dos alunos, mas também de suas potencialidades enquanto músicos mais completos e de suas aptidões didático-pedagógicas; preencher uma lacuna no campo do ensino de piano complementar e tentar corresponder aos anseios e necessidades do corpo discente do Departamento de Música de Ribeirão Preto.

A metodologia de ensino coletivo de piano ou Piano em Grupo foi iniciada em 2007 pela Profa. Fátima Corvisier sendo aplicada para os alunos que não possuíam familiaridade com o piano. Tanto James Lyke (1987) quanto James Bastien (1973) concordam que as aulas em grupo têm muito a oferecer ao aluno não pianista, principalmente em termos de motivação, pela própria competição saudável que surge entre os alunos e pela viabilidade de se fazer música de conjunto em praticamente todas as aulas. Nos dois primeiros anos, as aulas foram ministradas em dupla, no ano seguinte as turmas compreenderam de três a quatro alunos, de acordo com suas áreas de interesse (procuramos manter turmas homogêneas quanto ao instrumento principal) e nível de conhecimento.

Atualmente, essa metodologia é empregada pela Profa. Simone Gorete Machado no Laboratório de Piano em Grupo.


Docência

• Servir de apoio para as atividades de pesquisa realizada pelos professores deste departamento em áreas de natureza disciplinar ou interdisciplinar que envolvam o estudo das práticas interpretativas e a performance pianística em geral, além do ensino de instrumento - pedagogia do piano. Apoiar as atividades de pesquisa dos discentes, vinculadas à USP, como as atividades do projeto Ensinar com Pesquisa, as atividades de iniciação científica, dissertações e teses de pós-graduação.

• Estimular a pesquisa do repertório pianístico brasileiro.

• Investigar métodos e estratégias de ensino e aprendizagem de piano e sua aplicação.

• Formar uma nova geração de intérpretes que atuarão como solistas, cameristas e pedagogos.

• Estimular o intercâmbio de pesquisas realizadas no PianoLab com laboratórios de outras universidades do Brasil e do exterior.

• Criar projetos de extensão universitária.

• Promover Master classes, Concursos de Piano e Congressos de Pedagogia do Piano e Performance.


Pesquisa

• Música Brasileira – práticas interpretativas.

• Práticas interpretativas – repertório para duo pianístico.

• Ensino de Piano.

• Performance e suas interfaces.


Grupos de Pesquisa vinculados

• Pedagogia do Piano:
    Líderes: Prof. Dr. Fernando Corvisier (USP) e Profª. Drª. Ingrid Barancoski (UNIRIO).


Projetos de Pesquisa do PianoLab

• Obra para piano de Almeida Prado.

• Pesquisa de repertório para duo pianístico.

• Pedagogia do Piano:
    Antônio de Sá Pereira e sua obra pedagógica.
    Pesquisa de repertório pianístico brasileiro para o aluno iniciante.
    Piano em grupo.


Infraestrutura

O PianoLab possui pianos Steinway & Sons de Hamburgo (modelos B e D) recentemente adquiridos.


Contato e localização

Laboratório de Piano e Pedagogia do Piano (PianoLab)

Departamento de Música da FFCLRP-USP
Rua Maria M. C. Teles, s/n
Ribeirão Preto, SP
CEP: 14.040-900
Tel: 55 (16) 3315-9066 e 55 (16) 3315-9068

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