"Música e Iluminismo no espaço luso-brasileiro"
Objetivos
O tema do V Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto parte da ideia da natureza idiossincrática do espírito iluminista e sua relação com as transformações no sentido da música, tanto nas estruturas de linguagem como nos processos de sua recepção.
Nesse complexo campo, que não se consubstancia em estrutura filosófica, sem regras ou protocolos, o discurso de transformação crítica impulsiona questionamentos e transforma a arte numa ferramenta pedagógica de seu propósito de esclarecimento para a tomada de consciência do mundo vivido. Foi assim na segunda metade do século XVIII, quando o Iluminismo regeu os projetos políticos do Despotismo Esclarecido português.
No Brasil, o impacto dessa atitude também arquitetou projetos e posturas que afetaram frontalmente a organização do exercício da música e seus processos comunicacionais.
Como atitude, o Iluminismo também se projeta no tempo e se traduz em outros movimentos musicais. Do esnobismo burguês do século XIX à música politicamente engajada dos movimentos de vanguarda, a ideia de transformação crítica pelo controle do discurso artístico também se revela como possibilidade de análise pela plataforma iluminista.
O objetivo central da discussão é demonstrar como a atitude iluminista atua no campo estético, retroagindo com distintas
configurações na disputa de poder dentro das esferas sociais e suas relações com o espetáculo do poder para operacionalizar a afirmação de estruturas ideológicas.
O V Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto convida, então, especialistas para discutirem qual a amplitude desse impacto iluminista na música, principalmente focada no espaço lusófono. Abre-se a perspectiva para o estudo crítico do discurso, tanto nas estruturas básicas da linguagem musical, como das formas de socialização através e pela música.
Tópicos de pesquisa sugeridos
• O Iluminismo e o seu impacto no discurso musical
• A música como “mestra dos costumes”
• Territorialidades do discurso iluminista
• Os usos da ópera em ambientes iluministas lusófonos
• Os problemas da música religiosa nos ambientes iluministas lusófonos
• A música popular e o discurso do esclarecimento no Brasil e em Portugal
• Festas no espaço público, sobre a égide do Iluminismo
• Antigos x Modernos: da teoria à prática
• Editores de música, críticos musicais e concertos públicos: um espaço de observação dos discursos iluministas
• Viajantes e cronistas: a música na perspectiva da crítica social
• Os trânsitos dos discursos iluministas nos domínios lusófonos
• A música e cotidiano nos projetos de transformação crítica do espaço público
• O modelo analítico-histórico lusófono, na perspectiva do discurso iluminista
• Os problemas de uma Teoria Crítica para a análise musical
• Estudos Críticos do Discurso na relação da música e as estruturas de pode;
• Perspectivas de uma Análise Crítica do Discurso através da linguagem musical
Palestrantes Internacionais Convidados (key-note speakers com presença confirmada)
• Prof. David Cranmer (Universidade Nova de Lisboa)
• Prof. Mário Marques Trilha
• Profª Cristina Fernandes
Comissão Organizadora
• Diósnio Machado Neto (presidente)
• Rodolfo Coelho de Souza
• Ozório Bimbato Christovam
• Mítia Ganade D’Acol
Comissão Científica
• Diósnio Machado Neto (Universidade de São Paulo)
• Ricardo Bernardes (Núcleo Caravelas)
• David Cranmer (Universidade Nova de Lisboa)
• Cristina Fernandes (Núcleo Caravelas)
• Mário Marques Trilha (Núcleo Caravelas)
• Alberto Pacheco (Núcleo Caravelas)
Equipe de Apoio
• Célia Meirelles
• Cristiano Ferrari
• Waldyr Fervença
Local
Auditório do CIRP (Centro de Informática) da Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto.
Data
De 14 a 16 de agosto de 2013.
Horário
09h00 às 12h00 e 14h00 às 17h00.
Informações
Fones: (16) 3315-3169 ou (16) 3315-3136.
E-mail: encontromusicologia@ffclrp.usp.br