Responsável
Prof. Dr. Rodolfo Coelho de Souza.
Introdução
O Laboratório de Teoria e Análise Musical (LATEAM) é um órgão ligado ao Departamento de Música da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, destinado à realização de atividades de docência, pesquisa, desenvolvimento e inovações nas áreas da Teoria Musical e da Análise Musical.
Objetivos
• Servir à transmissão de conhecimentos práticos de laboratório nas disciplinas de graduação e pós-graduação que envolvam Teoria Musical e Análise Musical.
• Fomentar e abrigar as atividades de pesquisa de pesquisadores, professores e alunos do Departamento de Música, individualmente ou em grupos de pesquisa, em áreas de natureza disciplinar ou interdisciplinar que envolvam Teoria Musical e Análise Musical. Entre as atividades de alunos a que o laboratório deve servir incluem-se as de iniciação científica, a produção de monografias de fim de curso, dissertações e teses de pós-graduação.
• Estimular o intercâmbio de pesquisas realizadas no LATEAM com outros laboratórios, da própria USP ou de outras universidades do Brasil e do exterior.
• Promover a difusão científica das atividades e resultados de pesquisa realizados no LATEAM junto à Comunidade Universitária através do suporte à organização de conferências, colóquios, seminários, simpósios e cursos envolvendo pesquisadores e professores vinculados aos centros de pesquisa afins do Brasil e do exterior.
História
Além de doutorados e mestrados de pesquisadores vinculados ao PPGMUS da ECA-USP, foram concluídas as orientações dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos seguintes alunos do DM-FFCLRP: Rafael Fajiolli de Oliveira, Eduardo da Silva Afonso, Marilia Belelli Barbosa, Pedro Ernesto Coelho, Gabriel de Souza e Claudia Cruz.
Docência
São naturalmente afins às atividades do LATM, mas não exclusivamente, as disciplinas de Linguagem e Estruturação Musical, Técnicas da Música Contemporânea, Instrumentação e Orquestração, Tópicos de Análise Musical e Criação Musical. As disciplinas de Harmonia e Contraponto também são afins ao LATEAM, embora neste momento não estejam sob a responsabilidade do coordenador.
Pesquisa
• Análise e Teorias Analíticas da Música Brasileira do Romantismo e Modernismo.
Estudar o repertório da música brasileira dos séculos XIX e XX, utilizando e desenvolvendo metodologias analíticas da teoria da harmonia cromática neo-riemanniana, da teoria dos conjuntos, e da teoria da significação musical das tópicas, dos tropos musicais e da hermenêutica da expressão.
• Composição Musical Auxiliada por Computadores: Questões Técnicas e Cognitivas.
Pesquisar técnicas de composição através de algoritmos computacionais, desenvolvendo programas de síntese e geração musical automática, em Csound ou outras linguagens, tendo como fundamento o estudo da cognição dos processos composicionais.
Grupos de Pesquisa vinculados
• Pós-doc: Claudio Vitale.
• Doutorandos: Cássia Carrascosa, Juliano de Oliveira, Felipe Vieira da Silva, Robison Porelli e Ana Carolina Manfrinato.
• Mestrandos: Marcos Luis Duarte, Mauricio Perez e Rafael Fajiolli de Oliveira.
• Iniciação Científica: Kaio Cesar Alves (Pibic) e Lucas Queiroz (E.P.).
• Trabalhos de Conclusão de Curso em Andamento: Gabriela Momesso, Marina Palmiro, Claudia Muniz, Lucas Queiroz e Kaio Cesar Alves.
Projetos de Pesquisa do LATEAM
• Análise de Obras em Linguagem Pós-tonal na Música Brasileira.
Utilizando ferramentas da Teoria dos Conjuntos de Forte e da Teoria dos Ciclos Modais de Antokoletz, pretende-se estudar obras selecionadas da música pós-tonal brasileira com o objetivo de revelar a originalidade de certos procedimentos e o desenvolvimento de estilos individuais na produção musical brasileira.
• Significação Música e Harmonia Cromática na Obra de Alberto Nepomuceno.
Análise de obras selecionadas da produção de Alberto Nepomuceno para compreender as transformações que ocorreram na linguagem musical brasileira na passagem do romantismo para o modernismo. Serão utilizadas ferramentas da teoria da harmonia cromática e neo-riemanniana, assim como das teorias de significação musical de tópicos, tropos e hermenêutica da expressão musical.
• Modelagem e Síntese Digital de Sons Instrumentais.
O objetivo principal desta pesquisa é modelar, nas linguagens Csound e Pd, diversos algoritmos de síntese sonora que simulem e controlem a execução de sons de algumas das principais famílias de instrumentos nativos brasileiros. A principal técnica de síntese sonora a ser trabalhada será a Modelagem Física. Outras técnicas de síntese também podem ser utilizadas na medida em que se mostrarem mais adequadas para a obtenção de resultados satisfatórios.
Extensão
Realizou em 2012 no IV Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto.
Infraestrutura
Computador Mini-Mac, sistema de amplificação de som Cignus, teclado digital Korg, processadores de som e samplers montados em rack, softwares para composição musical, composição algorítmica e síntese sonora digital.
Contato e localização
Laboratório de Teoria e Análise Musical (LATEAM)
Sala 40, 2º andar do Bloco 34 do Departamento de Música da FFCLRP-USPRua Maria M. C. Teles, s/n
Ribeirão Preto, SP
CEP: 14.040-900
Tel: 55 (16) 3315-9062