Data: 29 de abril de 2015, quarta-feira.
Local: Teatro Municipal de São Carlos.
Horário: 20h30.
Entrada gratuita.
USP-Filarmônica
A USP-FILARMÔNICA funciona como organismo sinfônico integrado de ensino, pesquisa e extensão universitária sediada no DM-FFCLRP-USP, cujas atividades se iniciaram em março de 2011. Seu concerto de estreia ocorreu a 23 de maio de 2011, no Theatro Pedro II de Ribeirão Preto, e, desde então, foram já 43 programas de concertos sinfônicos e récitas de ópera nas cidades de Ribeirão Preto, São Carlos, Franca, Jaboticabal, Barrinha, Ourinhos, Avaré e Santos.
A USP-Filarmônica vem contando até aqui com 30 bolsas concedidas pela Reitoria de USP (Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária & Pró-Reitoria de Graduação) e vigentes desde março de 2011.Para 2015 estamos solicitando um acréscimo de mais (10) dez bolsas para a Pró-Reitoria de Graduação (num total a partir de 2015 de 25 bolsas solicitadas junto à Pró-Reitoria de Graduação), para atender à necessidade de integrar cantores e viabilizar o Coral da USP-Filarmônica.
José Gustavo Julião de Camargo (maestro)
Natural de Vista Alegre do Alto, o compositor e maestro paulista José Gustavo Julião de Camargo (*1961) iniciou seus estudos musicais em 1978, em Ribeirão Preto, com Mario Nacarato e Cristina Emboaba.
Como instrumentista (clarineta e clarone) atuou na Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Orquestra Jovem de Campinas e no grupo Pipoca Moderna (de 1983 a 1986).
Formou-se (1986) em composição e regência pela UNICAMP, onde foi aluno, entre outros, de composição, de Almeida Prado, Damiano Cozzella e Raul do Valle, e de regência, de Benito Juarez, Moacir del Picchia e Henrique Gregori.
Como diretor musical e arranjador do coro cênico “Bossa Nossa” (de 1991 a 2008) desenvolveu intensa atividade no Brasil e no exterior (Itália e Grécia), com espetáculos como Conversa de botequim (1995); bossa@usp.br (1997), 500 e tantas histórias... (2000, 2001, 2002 e 2004) e O boi caipira (2006).
Já atuou como professor visitante em diversas escolas de música e conservatórios na Itália (Faenza, Ferrara, Cosenza, Perugia e Campobasso).
É compositor de obras para teatro, vocal e instrumental, coral e sinfônico. Destacam-se ainda a cantata Ode a Zumbi, comandante guerreiro, para coro e orquestra; a ópera Café – em três atos, para coro e orquestra, esta última com libreto de Mário de Andrade; e, estreado recentemente, o Concerto para viola caipira e orquestra. Desde 1988, é orientador de estruturação musical do Departamento de Música da FFCLRP-USP, Campus de Ribeirão Preto.
Atua ainda como colaborador no Nap-CIPEM (Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance em Música da FFCLRP-USP), maestro assistente da USP-Filarmônica e maestro titular da Banda Mogiana.
Lincon Mendes (contrabaixo)
Nascido em Franca deu início a seus estudos de contrabaixo com o Professor Alexander Iurcik (Rússia) em seguida começou a ser orientado pelo Professor Diócles Ribeiro (Brasil). Em 2009 integrou o naipe de contrabaixo da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. Neste mesmo ano entrou para Faculdade de Música da USP em Ribeirão Preto tendo sido orientado pelo professor Thibalt Dellor (França).
Participou de festivais como: Música nas Montanhas em Poços de Caldas ( Edição. 2012,2015 ) , Festival Internacional de Música de Uberlândia (2011), Festival Internacional de Música de São Carlos e V Encontro Internacional de Contrabaixos ( Argêntina ). Dentre aulas regulares e marterclasses recebeu orientações de renomados professores como Daniel Marelier (França), Catalin Rotaru (Romênia) e Marcos Machado (University Misssispi, EUA).Em 2011 a 2013 atuou como primeiro contrabaixo na Orquestra Filarmônica da USP.
Igor Picchi Toledo (clarineta)
Igor Picchi Toledo, 21 anos, natural de Matão-SP. Iniciou seus estudos há 10 anos na Banda Municipal de Matão tocando saxofone e clarineta. Aos 13 anos ingressou no Conservatório Dramático Musical de Tatuí “Dr. Carlos de Campos”. No ano de 2011 ingressou na USP-RP. No inicio de 2012/2013 participou do Festival Internacional “Fiato al Brasile I” / “Fiato al Brasile II” em Faenza na Itália. Assistiu workshops, participou de oficinas e concertos com os renomados Gabriele Mirabassi, Sergio Burgani (OSESP), Ovanir Buosi (OSESP), Joel Barbosa (UFBA) e Silvio Zalambani (Conservatório ‘A. Scontrino’ de Trapani - Itália).
É primeiro clarinetista da orquestra USP-FILARMONICA, MOGIANA JAZZ BAND e do Quinteto de Sopros Pau a Pique. Professor de Clarineta no Projeto ALMA (Academia Livre de Musica e Artes) em Ribeirão Preto. No ano de 2014 estudou e aperfeiçoou-se como instrumentista na Musikhochschule da Westfälische Wilhelms-Universität em Münster na Alemanha.
Desde então vem fazendo participações em diversos concertos da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, Orquestra Bachiana Filarmônica com o maestro João Carlos Martins, Orquestra Philarmonica de São Paulo com o maestro Solielson Goethe e no Grupo de Professores e solistas da USP-RP Ensemble Mentemanuque.
Ladson Bruno Mendes (violoncelo)
Ladson Bruno Mendes iniciou seus estudos de violoncelo com Rosângela A. Masseto em Ribeirão Preto – SP, obtendo, em seguida, orientações de Robson Fonseca. Em 2006 passa a integrar o grupo de alunos de Julian Tryczynsk e em 2007 começa o bacharelado em violoncelo pela Universidade de São Paulo (USP). Em 2005 participou do Festival de Música de Domingos Martins – ES onde teve aulas com Jed Barahal da Polônia ganhando o prêmio de “destaque do festival” no seu instrumento.
Ingressou para a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto em 2007 e no mesmo ano integrou o Quarteto Major ao lado de grandes músicos como Gabriel Mateos (Argentina). Frequentou cursos ministrados por Bernard Loercher (Alemanha), Antônio Del Claro (Brasil), Watson Clis (Brasil), Flávio Presgrave (UFRN), Robert Suetholz (USP – SP) e Viktor Uzur (EUA).
No início de 2010 esteve na Alemanha sendo orientado por Matias de Oliveira Pinto, professor na Universidade das Artes de Berlim e na Faculdade de Música de Münster. Atualmente é formado em Bacharel no Instrumento pela USP Ribeirão Preto. Atua na Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e no grupo Brasil Matuto onde participou do Festival Fiato al Brasile IV na cidade de Faenza (Itália).
Anderson Oliveira (violino)
Natural de Ribeirão Preto-SP, iniciou seus estudos na Igreja Congregação Cristã no Brasil sob orientação do Prof. Marcos Barroso e logo depois com o Prof. Reginaldo Nascimento e Prof. Elina Suri. Bacharel em música (violino) em 2010 pela ECA-USP onde foi aluno da Prof. Eliane Tokeshi, Prof. Pablo de Leon e Prof. Cláudio Cruz. Frequentou vários cursos e Masterclass com renomados artistas do cenário nacional e internacional tais como: Bernard Zinck (EUA), Fred Gerling (UFRS), Esdras Rodrigues (UNICAMP), Zen Obara (JAPÃO), Nicolas Koeckert (ALEMANHA).
Participou do 13º festival música nas montanhas onde estudou com a Prof. Elisa Fukuda , Prof. Alejandro Drago (EUA) e Prof. Carmelo de Los Santos (EUA). Realizou curso de difusão cultural 48 variações sobre Bach, ministrado pelo escritor Franz Rueb ( SUÍÇA). Em 2010 e 2011 atuou como instrumentista convidado na Orquestra Goiazes (GO) e na Orquestra Filarmônica de São Carlos, e ainda em 2011 e 2012 foi convidado para ministrar aulas de violino no V e VI Simpósio de Música Sacra A.D. na cidade de Marília.
Ainda como professor de violino e viola ministrou aulas no Instituto Savegnago, em várias igrejas da região (Congregação Cristã no Brasil, Assembéia de Deus, Brasil para Cristo), bem como em conservatórios e aulas particulares. Como camerísta tem participado de diversas formações como: Duos, trios, quartetos, quintetos , e cameratas. Foi violinista na Orquestra Sinfônica de Barretos, e na Orquestra do Departamento de Música da ECA-USP Ribeirão Preto, sob orientação da Prof. Eliane Tokeshi e Prof. Ricardo Kubala.
Desde 2005 integra o naipe dos primeiros violinos da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, e a partir de 2012 passou a integrar também a Orquestra Filarmônica de São Carlos, e no segundo semestre de 2012 atuou como spalla e vice-diretor artístico da Orquestra Filarmônica Gospel de Ribeirão Preto, e em 2014 tem atuado como violinista convidado em diversas orquestras e grupos de música.
Gladys de Pádua (piano)
É Bacharel em Piano pela Universidade de São Paulo – Campus Ribeirão Preto, formada em Jornalismo pelo Centro Universitário de Votuporanga, Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil, pós-graduada em Educação pela Universidade Federal de Lavras. É professora de piano na Academia Livre de Música e Artes - ALMA. Em 2012 recebeu o convite para se apresentar na Itália no “XV Encontro internacional de corais de Alta Pusteria” como pianista do coro da Unesp (primeiro e único representante da América Latina até hoje nesse festival). Já integrou o quadro de professores de musicalização da rede municipal de Franca – SP de 2004 a 2008.
Atuou na Orquestra Sinfônica de Franca de 2006 a 2010. Foi preparadora e regente do Coro da Orquestra Sinfônica de Franca – SP nos anos de 2008 e 2009. Foi pianista da Orquestra USP-Filarmônica da Universidade de São Paulo – Campus Ribeirão Preto nos anos de 2011 e 2012. Participou de aulas com Gilberto Tinetti, Eduardo Monteiro, Flávio Augusto, David Steverson (E.U.A), John Milbauer (E.U.A) e Beatriz Ritzenthaler (Suíça).
Programa Giovanni Bottesini (1821-1889)
Concerto nº 2 em Si menor para Contrabaixo e Orquestra
I - Allegro
Solista: Lincon Mendes
Concerto para Clarinete em A maior, K 622
I - Allegro
II - Adagio
III - Rondó
Solista: Igor Picchi Toledo
Concerto em mi menor para Violoncelo e Orquestra, Opus 85
I - Adagio; Moderato
Solista: Ladson Bruno Mendes
Concerto para violino, violoncelo e piano em Dó Maior, Opus 56
I - Allegro
Solistas: Anderson Oliveira, Gladys Pádua & Ladson Bruno Mendes
Informações, ligar para (16) 3315-3136.