A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) abriu oficialmente as comemorações dos seus 50 anos com a realização de uma sessão solene e um concerto, na noite do dia 28 de abril de 2014, no Theatro Pedro II.
A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo celebra, em 2014, o seu jubileu de ouro. São cinquenta anos dedicados ao ensino de graduação de qualidade, à formação de pesquisadores e de importantes serviços de extensão à comunidade, nos vários campos em que atua. Nesse período, o desenvolvimento da FFCLRP-USP foi expressivo, graças ao esforço, dedicação e colaboração de seus docentes, servidores e alunos divididos em seus sete departamentos.
Temos hoje dez cursos de graduação, a saber: Ciências Biológicas, Ciências da Informação e da Documentação, Física Médica, Informática Biomédica, Matemática Aplicada a Negócios, Licenciatura em Química, Música, Pedagogia, Psicologia e Química, oferecendo, anualmente, 445 vagas no vestibular da FUVEST. No âmbito da pós-graduação são sete programas - Biologia Comparada, Entomologia, Física Aplicada à Medicina e Biologia, Psicobiologia, Psicologia, Química e Educação – que abrangem uma ampla gama de linhas de pesquisa e de serviços de extensão apoiados pelas principais agencias de fomento, e totalmente voltados para a formação de mestres e doutores. Este corpo de profissionais têm sido responsáveis pela expressiva geração e divulgação de conhecimento acadêmico e cientifico por meio de artigos científicos, livros, eventos científicos, prêmios e ações de extensão universitária, colocando a nossa Faculdade em destaque nos cenários nacional e internacional. Portanto, é motivo de muita alegria e orgulho, para a comunidade, atingirmos o estágio atual de desenvolvimento, celebrando meio século de existência.
O concerto foi executado pela Orquestra USP-Filarmônica, do Departamento de Música da Faculdade, que apresentou obras de Haydn, Mozart, Gounod, Claudio Santoro e Guerra-Peixe, sob a regência de Rubens Russomanno Ricciardi e com os solistas Yuka de Almeida Prado (soprano) e Jonathas Silva (violoncelo).