Código do Curso: 59080
Modalidade: Bacharelado em Ciência da Computação
Reconhecimento:
Departamento: Computação e Matemática
Coordenador: Prof. Dr. Clever Ricardo Guareis de Farias

Projeto Pedagógico

https://sistemas.ffclrp.usp.br/down.php?id=6804&d

Formação Básica

O curso de Bacharelado em Ciência da Computação é oferecido em período integral e possui duração de 8 semestres, com carga horária total de 3660 horas. O curso tem como objetivo formar profissionais com sólidos conhecimentos teóricos e práticos nas principais áreas da Computação, qualificando-os para atuar em diferentes vertentes de atividades que exijam o uso de recursos e tecnologias computacionais. Para viabilizar esta formação, oferece um elenco de disciplinas de embasamento lógico e matemático, sólida formação em fundamentos, métodos e tecnologias de computação, seguindo as Diretrizes Curriculares para Cursos de Computação estabelecidas pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação do Ministério da Educação, estando também em conformidade com o Currículo de Referência para Ciência da Computação proposto pela Sociedade Brasileira de Computação.

Perfil do Curso

Espera-se do egresso que possua conhecimento necessário para projetar, desenvolver e gerenciar sistemas computacionais, a partir do desenvolvimento das seguintes competências:


  • Domínio de conceitos matemáticos e de física básica como suporte a outras disciplinas e à formação científica como um todo; conceitos de áreas como a estatística, cálculo numérico, e do projeto e implementação de sistemas computacionais;

  • Capacidade de identificar problemas e analisar, projetar e implementar soluções tecnologicamente viáveis na área de Ciência da Computação, de acordo com os padrões da ética profissional e as normas nacionais e internacionais;

  • Capacidade de relacionar-se adequadamente com membros de equipes multiprofissionais, comunicando-se com clareza, de forma a estabelecer um diálogo entre as áreas da computação e suas tecnologias e as áreas de aplicação especialmente as de saúde, negócios e física médica;

  • Capacidade de adquirir e utilizar corretamente o conhecimento de conceitos de linguagens de programação, paradigmas existentes e técnicas de compilação, dos modelos formais de algoritmo, computabilidade e dos estudos de complexidade e de funções computáveis, com consciência das limitações inerentes;

  • Domínio de regras básicas da ética profissional da área de computação tanto em corporações, bem como em ambientes acadêmicos, incluindo noções de empreendedorismo, desenvolvimento de trabalhos em equipe e um relacionamento ético em todos os aspectos do desenvolvimento, implementação e gerenciamento dos sistemas.


As disciplinas do curso são organizadas em eixos formativos (Fundamentos de Matemática, Estatística e Física; Fundamentos de Computação; Tecnologias de Computação; Formação Humanística e Profissional; Formação Complementar) objetivando atingir as competências estabelecidas. Como optativas eletivas, são oferecidas disciplinas de formação complementar nas principais áreas e tecnologias, assim como disciplinas relacionadas a 3 diferentes áreas de atuação específica: aplicações em negócios, oferecidas pela FEA-RP, sistemas em saúde, oferecidas pela FMRP, e aplicações em física médica, oferecidas pelo Departamento de Física da FFCLRP.

A formação oferecida deverá contemplar um perfil com sólido embasamento conceitual, domínio do processo de produção de sistemas computacionais, domínio das principais tecnologias computacionais e capacidade de analisar e propor soluções aplicadas, assim como conhecimento dos princípios éticos que regem a atuação profissional e acadêmica.

O cientista da computação pode atuar, num âmbito mais conceitual, como pesquisador e desenvolvedor de novas teorias, métodos, linguagens e modelos computacionais, produzindo ferramentas para serem utilizadas por outros profissionais da área; ou pode atuar num âmbito mais tecnológico, como desenvolvedor de soluções de infraestrutura de software, envolvendo sistemas operacionais, bancos de dados, redes, sistemas móveis, automação, computação em nuvem, inteligência artificial, etc.

A área de atuação prática do bacharel em Ciência da Computação é ampla, mas basicamente, ele é o profissional que estuda problemas, propõe e implementa soluções computacionais inovadoras em vários níveis de complexidade e em ambientes multidisciplinares, podendo interagir com outras categorias profissionais. Ele encontra mercado de trabalho em instituições públicas ou em empresas privadas, desempenhando funções diversificadas, como, por exemplo: projetista de software, consultor de TI, gerente de desenvolvimento, analista de suporte, administrador de bases de dados, etc. Esses profissionais atuam em instituições que realizam atividades de desenvolvimento, consultoria e gestão de sistemas computacionais.

Considerando-se o contexto de forte atuação científica provido pela USP, juntamente com a formação oferecida em atividades extracurriculares, o egresso estará também preparado para atuar no ambiente de pesquisa.

Além destas áreas, as disciplinas optativas oferecidas pelo BCC trazem conhecimentos adicionais que os capacitam a atuar em áreas de aplicações específicas: negócios, saúde e física médica.

Grade Curricular

https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/listarGradeCurricular?codcg=59&codcur=59080&codhab=0&tipo=N