Regina Helena Lima Caldana

Professor Doutor

Área de Pesquisa

Linha 1: A criança e a família: ideário, práticas e valores ao longo do século XX: A atenção à infância e adolescência como etapas formativas é, no mundo atual, um fenômeno intenso, que inclui a preocupação com as práticas educativas e interpessoais envolvidas no contato entre adultos e crianças ou jovens; pode ser compreendido como fruto de um processo histórico que vem se dando através de sucessivas transformações e cujo estudo requer a recorrência a fontes diversas. Esta linha de pesquisa volta-se para a compreensão deste processo de transformações no contexto brasileiro, focalizando o período compreendido entre a passagem do século XIX ao XX, e o transcorrer do próprio século XX. Recorre a fontes diversas tais como jornais e revistas, entrevistas e processos judiciais, e tem como pano de fundo: a) a preocupação com a identificação de transformações e permanências na mentalidade em termos de concepções de infância e de modelos de contato entre pais e filhos; e b) a compreensão destas permanências e transformações em função do contexto sócio-histórico-cultural.

Linha 2: aspectos psicológicos e desordens temporomandibulares: As desordens temporomandibulares são quadros que compreendem um conjunto de sinais e sintomas de grande diversidade, com etiologia múltipla e complexa, em que a Psicologia assume papel significativo. As abordagens mais recentes em psicossomática, que partilham de uma concepção unitária em que mente e corpo são entendidos como dimensões indissociáveis, vão muito além de um raciocínio que opera em termos de relações de causa e efeito. Procuram enfatizar a necessidade de uma abordagem compreensiva que focalize a existência de qualquer processo de adoecimento, seja ele de que ordem for, dentro do percurso de vida particular da pessoa; buscam elementos que permitam compreender o processo de adoecimento como resultante de um contexto complexo, do qual fazem parte as condições orgânicas e emocionais da pessoa, entendidas como fruto de sua história e do contexto atual, nos quais as condições sócio culturais são um aspecto importante. Esta linha de pesquisa volta-se para a compreensão de como aspectos psicológicos estão envolvidos na etiologia, progressão e tratamento das desordens temporomandibulares, através do acompanhamento psicológico de pacientes atendidos pelo SODAT da FORP/USP.

Linha 3: Pacientes psiquiátricos e seu cuidado - concepções e vicissitudes atuais. esta linha de pesquisa, em estágio inicial, volta-se para o estudo das dificuldades e vivências das pessoas que convivem com pacientes psiquiátricos, tanto em seu contexto familiar quanto nos serviços em que recebe atendimento.

Principais produções

As repercussões do cuidado na vida do cuidador familiar do idoso com demência de Alzheimer
Sobrecarga de familiares de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial
Mulheres, loucura e cuidado: a condição da mulher na provisão e demanda por cuidados em saúde mental