Tiago Campos Pereira
Professor Associado
Área de Pesquisa
Genética Molecular da Anidrobiose (vida sem água)
A água é considerada a matriz da vida, o meio onde ocorrem todas as reações bioquímicas. Sua ausência nas células acarreta na denaturação das proteínas e colapso das biomembranas - morte. Neste sentido algumas espécies desenvolveram estratégias para superar situações de estresse hídrico. Um exemplo clássico constitui de pequenos animais que vivem em poças temporárias de água. A evaporação das mesmas leva à dessecação destes espécimes, que entram em um estado de animação suspensa conhecido como anidrobiose (do grego, "vida sem água"), restaurando suas atividades após reidratação.
Embora a anidrobiose tenha sido descrita há mais de 300 anos, as investigações genéticas sobre esse fenômeno se iniciaram apenas recentemente. Assim, o intuito do nosso laboratório é conhecer as bases moleculares deste fascinante processo, visando compreender como elas possibilitam a tolerância a diferentes tipos de estresses. Estes dados possibilitarão o desenvolvimento de tecnologias de conservação de amostras biológicas a seco e a temperatura ambiente, por meio da Engenharia Anidrobiótica (EA). Na medicina, esse avanço potencialmente permitirá o armazenamento de biomoléculas dessecadas, o transporte de vacinas sem refrigeração e a preservação de órgãos para transplantes por períodos mais longos de tempo. Na agricultura, a EA poderá permitir a proteção de plantações diante de estiagens intensas e prolongadas.
Durante os primeiros 10 anos do nosso laboratório (2010-2019), os focos foram: (i) realizar análises de genética reversa (RNAi/CRISPR) para se identificar genes associados à anidrobiose e (ii) investigar a tolerância de anidrobiontes a diferentes tipos de estresses físicos ou químicos. Nesta segunda década (2020-presente), o laboratório iniciou estudos comparativos entre as estruturas tridimensionais de proteínas de anidrobiontes versus não anidrobiontes, objetivando identificar divergências (nos níveis primário, secundário e especialmente terciário) que ajudem a explicar a fantástica poliextremotolerância destes organismos.
Principais produções
The new world of RNAs
Targeting focal adhesion kinase with small interfering RNA prevents and reverses load-induced cardiac hypertrophy in mice
Schistosoma mansoni: evaluation of an RNAi-based treatment targeting HGPRTase gene