Emerson Ricardo Pansarin

Professor Doutor

Área de Pesquisa

Apesar de ultimamente ter sido crescente o número de pesquisas envolvendo famílias de monocotiledôneas nos trópicos, poucos grupos são objeto de estudos em sistemática e filogenia, quando comparado com outros grupos vegetais. Em Orchidaceae e Alismataceae, assim como em outras famílias, os taxa tendem a ser delimitados, basicamente, por características morfológicas, especialmente de morfologia floral. Esses caracteres nem sempre revelam com segurança se os grupos são naturais (monofiléticos) e nem as relações filogenéticas entre os taxa dentro desses grupos. Baseando-se nesses fatos temos nos dedicado aos estudos de sistemática, evolução e biogeografia de orquídeas nativas com ênfase na subfamília Vanilloideae e, nas subtribos Stanhopeinae, Oncidiinae e Laeliinae (Orchidaceae: Epidendroideae), e na família Alismataceae. Também temos interesse nas interações desses grupos de plantas com seus polinizadores e suas formas de reprodução. Por essa razão procuramos agregar aos nossos trabalhos, estudos de biologia floral e reprodutiva, sempre utilizando esses dados ecológicos para discutir aspectos taxonômicos e filogenéticos dentro dos grupos. Atualmente o Laboratório também possui um orquidário com mais de 700 espécimes de orquídeas de todo o mundo, mas principalmente do interior do estado de São Paulo. O Orquidário atualmente está integrado à rede SpeciesLink.

Principais produções

Reproductive biology and pollination mechanisms of Epidendrum secundum (Orchidaceae). Floral variation: a consequence of natural hybridization?
Biologia floral, melitofilia e influência de besouros Curculionidae no sucesso reprodutivo de Grobya amherstiae Lindl.(Orchidaceae: Cyrtopodiinae)
Reproductive biology of Cyrtopodium polyphyllum (Orchidaceae): a Cyrtopodiinae pollinated by deceit