Gustavo Silveira Costa
Professor Doutor
Gustavo Costa é músico, especialista em instrumentos de cordas dedilhadas (violão, viola caipira e Brahms guitar), Professor Doutor do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (SP).
Bacharel em música sob a orientação de Gisela Nogueira pelo Instituto de Artes da UNESP em 1997, Gustavo Costa teve ainda em São Paulo aulas com o violonista escocês Paul Galbraith. Seguiu seus estudos de violão nas classes de Franz Halász na Alemanha (Hochchule für Musik Nürnberg-Augsburg: 1998-2001) e de Pablo Márquez na França (Conservatoire National de Région Strasbourg: 2001-2003). De volta ao Brasil em 2004, se aprofundou no processo de transcrição de obras para violino de Béla bartók e J. S. Bach, obtendo o Mestrado e o Doutorado em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.
Foi premiado em concursos de interpretação no Brasil, na França e obteve o segundo prêmio em dois dos mais prestigiados concursos internacionais da Espanha, o XXIV Certamen Internacional de Guitarra Andrés Segovia (2008, 2009 2010) e o XXXVII Certamen Internacional de Guitarra Francisco Tárrega (2003), onde recebeu também o prêmio votado pelo público.
De 2010 a 2018 foi membro do Quarteto Brasileiro de Violões, tendo recebido o prêmio de melhor CD de música clássica em Grammy Latino 2011 com o CD - Brazilian Guitar Quartet plays Villa-Lobos. Pelo mesmo selo, lançou junto ao Quarteto Brasileiro de Violões o CD - Spanish Dances - em 2014. Como solista ao violão e à viola caipira e junto atuou frente à Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP), à Orquestra de Limeira, à Orquestra USP-Filarmônica, Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, à Orquestra Ciudat de Torrent, à Orquestra de Molise, à Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, à Orquestra Petrobrás Sinfônica e à Orquestra do Estado de São Paulo (OSESP).
Gustavo Costa atua como docente desde 2007 na Universidade de São Paulo, sendo o atual responsável pelo LaCorDe (Laboratório de Cordas Dedilhadas) e pelas disciplinas de violão e viola caipira no Departamento de Música da FFCLRP.
Área de Pesquisa
1. Análise e interpretação do repertório concertístico para violão
Objetivo: Objetivo: abordar em análises estilísticas e estruturais obras originais e transcrições do repertório concertístico para violão, incluindo sua inserção em formações camerísticas, desenvolvendo novas perspectivas para a performance.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Palavras-chave: Interpretacao; Violão; analise; repertório.
2. Repertório e material didático para viola caipira
Objetivo: Ampliar o repertório do instrumento por meio de transcrições de obras originais para outros instrumentos, especialmente de autores do período barroco e de autores brasileiros ligados à música erudita no século XX, assim como complementar o limitado material didático já disponível para o instrumento com novas séries de estudos baseadas nos numerosos métodos e coleções de estudos disponíveis para violão.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Palavras-chave: Viola Caipira; material didático; transcrição; repertório.
Principais produções
O processo de transcrição para violão de Tempo di Ciaccona e Fuga de Bela Bartok
Seis sonatas e partias para violino solo de JS Bach ao violão: fundamentos para adaptação do ciclo
Fundamentos metodologicos para a realizacao de uma pesquisa de mercado, para hospitais.