Lucas Eduardo da Silva Galon
Professor Doutor
Lucas Eduardo da Silva Galon é Professor Doutor (MS-3) do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Compositor, multi-instrumentista, maestro e escritor/pesquisador de Ribeirão Preto, é Doutor (2016) e Mestre (2011) em Artes e graduado (2006) em Música, sempre pela ECA-USP. Realizou pós-doutorado pela FFCLRP-USP (2019). Também é graduado em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano (2021). Foi docente na Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) entre 2011-2020, tendo lecionado como professor substituto também na Universidade Federal de São Carlos (CECH-UFSCar, 2014). É diretor artístico (cargo honorário) da Academia Livre de Música e Artes (ALMA), instituição da qual é co-fundador, e onde atuou entre 2014-2023 como diretor artístico-pedagógico. Atuou ainda como coordenador artístico e pedagógico da Instituição Aparecido Savegnago (2008-2023) e USP Música-Criança (núcleo São Joaquim da Barra, hoje seu projeto de extensão junto à FFCLRP-USP), sendo ainda redator do projeto pedagógico das três instituições. É diretor artístico do Festival Música Nova (desde 2017) e um dos coordenadores artísticos do Festival Fiato al Brasile (desde 2016), que ocorre na Itália, Brasil e Finlândia. Como escritor, publicou uma série de três HQs sobre compositores brasileiros pelo Selo ALMA Publicações (2021-2022). Publicou, em 2022, o livro Villa-Lobos - Conceitos Fundamentais pela editora da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. Como intérprete, é instrumentista no Brasil Matuto Ensemble desde 2014. Foi membro fundador, diretor musical e cantor do Vocalyse Sexteto entre 1994-2016. Como maestro convidado atuou, entre outras, na Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP), USP Filarmônica, Orquestra Jovem Acadêmica ALMA e dirigiu por 3 anos o Coro Experimental da UNAERP. Tem atuado com frequência como diretor artístico e regente de óperas e concertos internacionais em diversos festivais. Como compositor, suas obras musicais e arranjos têm sido apresentados no Brasil, na Itália, Suíça e Estados Unidos. Em 2018 estreou duas de suas obras na Miami University, em Oxford (OH) nos EUA, atuando como maestro convidado da Morpheus Chamber Ensemble e como professor e compositor residente. Tem publicado com frequência, bem como participado de simpósios e congressos, nas áreas de Filosofia da Arte, Filosofia da Música, História da Música, História da Arte, Educação Artística, Educação Musical, Performance Musical, Filosofia Política e Filosofia da Religião (inclusive em países como Portugal, Itália e Chile). Foi redator de quatro projetos sociais em música e outras artes ao longo da carreira, sempre no interior de São Paulo. Foi fundador e curador do Circuito Cultural e Artístico da IAS, na cidade de Sertãozinho-SP, entre 2019-2023. É membro efetivo do NAP-CIPEM (Núcleo de Apoio à Pesquisa em Ciências da Performance em Música) e parecerista da Revista da Tulha, ambos ligados à FFCLRP-USP. Tem participado ativamente na construção de uma nova epistemologia para o estudo das artes, a Poíesis Crítica.
Área de Pesquisa
1 - Filosofia da Arte
2 - Educação Musical
3 - Poíesis Crítica
4- Filosofia Política
5 - Filosofia da Religião
6 - Composição Musical