Maria Yuka de Almeida Prado

Professor Doutor

Área de Pesquisa

1)CANTO e QINGONG: Qigong é uma técnica milenar chinesa que trabalha essencialmente a respiração de forma sistematizada objetivando a saúde de quem o pratica. O canto, por sua vez, tem na respiração, seu aspecto essencial para a boa execução vocal. E o cantor, sendo um instrumento que depende da saúde impecável de seu corpo para realizar a sua arte, pode ter o qigong também como uma ferramenta primordial. Assim sendo, a proposta de aliar as duas áreas vem sendo estudada para investigarmos até que ponto o qigong pode auxiliar na excelência da performance vocal.
2)CANTO e FONOAUDIOLOGIA: A voz é um instrumento não palpável, não visível e, portanto, os estudos de fisiologia são fundamentais. Ademais, as terapias fonoaudiológicas não têm a natureza somente reparatória, mas preventiva, tendo em vista o uso prolongado do cantor profissional. Assim, a parceria com a fonoaudiologia se estabelece desde o início da criação do curso de canto em 2005.
3)CANÇÃO BRASILEIRA PARA ESTRANGEIROS: O projeto objetiva o estudo para viabilizar a execução da canção brasileira pelos estrangeiros. Para tanto, serão escolhidos canções de compositores de diferentes períodos e estilos composicionais abordando os aspectos essenciais para a interpretação. Serão elaboradas as traduções dessas obras assim como o IPA (International Phonetic Alphabet) de cada canção.

Principais produções

Effects of singing classes on pulmonary function and quality of life of COPD patients
Effect of singing training on total laryngectomees wearing a tracheoesophageal voice prosthesis
A poética japonesa na canção brasileira