Silvia Maria Pires Cabrera Berg

Professor Doutor

Silvia Maria Pires Cabrera Berg, natural de São Paulo, é Bacharel em Música com Habilitação em Composição pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade São Paulo (ECA-USP), onde estudou com Willy Corrêa de Oliveira (composição) Olivier Toni (harmonia e contraponto) e Amílcar Zanni (piano). Após receber uma bolsa de estudos pelo CNPq, e bolsa-viagem do Grupo Ultragás, que possibilitaram seus estudos de pós-graduação na Universidade de Oslo, fixa residência por 24 anos em Copenhague, Dinamarca, onde vem a consolidar sua atuação nas áreas de Composição, Regência e Educação Musical. Estudos de musicologia na Universidade de Oslo com os professores Finn Benestad, Dag Schjelderup-Ebbe e Niels Grinde, regência e prática de coral infantil com Margrethe Enevold, do Conservatório Real de Copenhague, onde atuou de 1985 a 1995 no konservatoriets øvekor. Estudos de praxis de música vocal antiga e contemporânea com Bo Holten e Paul Hillier. Cand. Mag. pela Universidade de Copenhague, tendo como áreas de estudo principais: análise, com Inge Bruland; musicologia, com Jan Mgaard e regência, com Morten Schuldt-Jensen, que foi regente titular do Gewandhaus Chamber Choir e Leipzig Chamber Orchestra e Professur für Choirleitung -Höchschule für Musik Freiburg.
Atuação Profissional
Fundadora e regente do Ensemble Øresund de 1999 a 2000, destinada exclusivamente à pesquisa, composição e execução de música contemporânea. Recebeu diversos prêmios pelo trabalho inovador, assim como pela pesquisa e realização de concertos didáticos para crianças, difundindo a música contemporânea. Regente titular até janeiro de 2008, do tradicional Københavns Kammerkor, regido por compositores desde a sua fundação e do Grupo AmaCantus, ambos da cidade de Copenhague, com o qual realizou inúmeras primeiras audições de obras, e primeiras audições européias do repertório vocal brasileiro inclulindo obras de Gilberto Mendes, recebendo inúmeros prêmios por sua atuação como regente. Realizou mais de duzentos concertos na Europa antes de seu retorno ao Brasil em 2008.
Como compositora, têm tido suas obras executadas regularmente em concertos e festivais na Europa, América Latina e USA, destacando-se sua participação no ISCM World Music Days de Zagreb em 2005, como única representante do Brasil. Dobles del Páramo para piano solo, foi encomendada pela pianista mexicana Ana Cervantes para o projeto Rumor de Páramo, gravada e lançada em 2007 no CD Solo Rumores, e pela qual recebeu o apoio da The Danish Arts Agency, um dos maiores reconhecimentos a artistas contemporâneos oferecida pelo Danish Ministry of Culture, como representante cultural da Dinamarca. Gravação do CD Da Areia Também Se Vê O Mar, pelo pianista Antônio Eduardo que encomendou a obra em 2007. Gravação de CD da obra para piano, com apoio da Danske Musiker Forbund (DMF), pela pianista Valéria Zanini em 2007/2008. Participação do projeto de encomendas "Monarca: Mujeres de Mexico" da pianista Ana Cervantes com a obra "El sueo... el vuelo" que já recebeu mais de 30 programações em concertos internacionais no México, USA, Europa e América Latina. Lançamento do CD duplo "Canto de la Monarca" em Washington DC e New York, um projeto internacional de encomendas de obras para piano solo da pianista Ana Cervantes em 2014. No ano de 2018 participou de uma cooperação acadêmico musical entre as Escolas Superiores de Música da Westfälische Wilhelms-Universität-Münster (WWU) e da Universidade de São Paulo (USP), financiada pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) com recursos do Ministério Alemão de Educação e Pesquisa (BMBF). O projeto executou a gravação do CD Equinócio, que foi concebido como rubrica dessa parceria: dois hemisférios, dois países, duas universidades em relação equivalente. O CD conta com composições de Brahms, Cabrera Berg, Camargo Guarnieri, Froleyks, Sulpício e Villa-Lobos. Gravação em 2019 para DONNE (Londres) Women in Musica do CD Hildegard Now and Then, executado por Kismara Pessatti (Contralto) e Sarah Hatch (Percussão). Compositora convidada da temporada para a série Centro em Concerto do SESC SP - 2023, com composições executadas pelo Trio Girassol (Voz, Violoncelo e Percussão) no projeto A Música Hoje: A Produção Vibrante do Nosso Tempo. Canções Sinfônicas para soprano e orquestra, estreadas por Chiara Santoro e Orquestra USP Filarmônica sob regência de Rubens Ricciardi.
Edição de partituras na Europa: Editora Alain Van Kerckoven Éditeur Brussels.
Desde maio de 2008 é docente do Departamento de Música da ECARP (atualmente Departamento de Música da FFCLRP), atuando nas áreas de Criação Musical, Regência e Canto Coral, Percepção e Educação Musical. Foi Supervisora do Curso de Música da ECA/USP de 2010 a 2011, e a primeira Chefe do Departamento de Música da FFCLRP (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto) da Universidade de São Paulo (de 2011 a 2013). É atualmente coordenadora da graduação e membro do Conselho Departamental e da Comissão de Coordenação de Curso (CoC) do Departamento de Música da FFCLRP, foi membro da Comissão de Pesquisa da FFCLRP. Foi suplente de Presidente e membro da CCEx - Comissão de Cultura e Extensão da FFCLRP e atualmente é Coordenadora e Membro da Comissão da Graduação.

Área de Pesquisa

O Laboratório de Pesquisas Inter e Transdisciplinares em Música (LAPECIPEM) é um órgão do Departamento de Música vinculado ao Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance em Música (NAP-CIPEM) da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, destinado à realização de atividades de pesquisa inter e transdisciplinares e desenvolvimento nas áreas de composição, interpretação e performance, educação musical e metodologia do ensino de música abrangendo composição e desenvolvimento de materiais didático-musicais.


O LAPCIPEM tem como objetivos

1. Servir à transmissão de conhecimentos do laboratório associados às disciplinas de graduação e pós-graduação que envolvam pesquisas e estudos de música nas áreas de de composição, interpretação e performance, educação musical e metodologia do ensino de música abrangendo composição e desenvolvimento de materiais didático-musicais.

2. Fomentar e abrigar as atividades artísticas e de pesquisa de professores, alunos do Departamento de Música, além de colaboradores externos à USP, individualmente ou em grupos de pesquisa, em áreas de natureza disciplinar ou interdisciplinar que envolvam os diversos ramos dos estudos em composição/performance e educação musical. Dentre as principais atividades dos alunos abrigadas pelo LAPECIPEM destacamos a pesquisa sobre A Canção Brasileira (Acervo Edmar Ferretti), participação em congressos, simpósios e encontros, escrita de artigos, composição, interpretação e performance, realização de apresentações musicais, a produção de gravações de áudio e vídeo, a pesquisa vinculada aos cursos de iniciação científica, a produção de monografias de fim de curso, dissertações e teses de pós-graduação.

3. Promover a difusão científica das atividades e resultados de pesquisa realizados no LAPECIPEM junto à Comunidade Universitária através do suporte à organização de conferências, colóquios, seminários, simpósios e cursos envolvendo pesquisadores e professores vinculados aos centros de pesquisa afins do Brasil e do exterior.

4. Dar suporte aos projetos de composição, execução, arranjo, edição e gravação de obras musicais que sejam resultados de atividades de ensino, pesquisa e extensão de professores e alunos do Departamento de Música.

O LAPECIPEM através do intercâmbio acadêmico internacional com o Bornekorakademiet - com coordenação de Silvia Berg (DM da FFCLRP) e Pia Boysen (Bornekorakademiet - Copenhagen) mantém-se em atualização e intercâmbio constante com um dos maiores centros de pesquisa e performance da voz infantil e infanto-juvenil e estudos da voz em Copenhagen.

A Oficina Experimental do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto é ligada ao LAPECIPEM, Laboratório de pesquisas inter e transdisciplinares em Música integrando pesquisa, educação, criação e performance. Fundada em 2009, e com a sua forma atual desde 2016, a Oficina Experimental, sob direção e coordenação da Profª Drª Silvia Berg, realiza concertos integrados às atividades do LAPECIPEM em Ribeirão Preto e intercâmbios acadêmicos como o intercâmbio acadêmico realizado com a UDESC em Florianópolis, tendo em seu repertório obras da Renascença à Música Contemporânea, propondo novas abordagens, ressignificações e releituras experimentais do repertório, assim como estreia e reescutas de composições atuais e do passado. Constituída por um grupo vocal e um grupo instrumental, pode ser associada a uma “Cappella”, enquanto um grupo pequeno de cantores e instrumentistas, conduzidos por uma compositora; portanto, um espaço de encontros de múltiplas identidades e influuencias. Além de integrar jovens estudantes no repertório camerístico vocal e instrumental, a Oficina Experimental compreende em suas atividades pesquisas de repertório e de desenvolvimento teórico-interpretativo direcionado dos seus integrantes, além de promover primeiras audições de obras, incluindo entre estas, as obras criadas por seus integrantes. A Oficina Experimental já realizou, desde a sua fusão em 2016 até a presente data, vinte e três concertos, atuando com um ou mais concerto com programas diferentes em cada mês de atuação, tendo uma programação completa até o final de 2019.

Dentre os projetos desenvolvidos e em desenvolvimento encontram trabalhamos com o :

1. Desenvolvimento de conceitos, metodologias e materiais para o aprimoramento
do conhecimento da voz referente às práticas corais, com ênfase no conhecimento da voz infantil e infanto-juvenil. 2.) Estudo dos processos de preparacão vocal, ensaio e performance.
2) A escrita vocal contemporânea e suas relacões com a técnica vocal da early music.
3.) Performance vocal e instrumental, dando continuidade aos concertos nacionais e internacionais integrados com pesquisa, ensino e extensão

Realizar pesquisa nas áreas de composição, ensino de música e performance, e suas interfaces e com a publicação de artigos e realização de recitais e concertos, reafirmando desta maneira o caráter específico da pesquisa em música.

Dentre os projetos em andamento, o projeto A Canção Brasileira, através do Projeto Edmar Ferretti, iniciado por mim e colaboraçao com colegas do Departamento de Música, visa dar continuidade aos projetos de colaboração compositor/intérprete tanto com colegas do Departamento de Música quanto com performers internacionais.

A colaboração com o projeto DONNE - Women in Music sediado em Londres,conta com pesquisa, composição e performance integrados, tendo projetos de gravação e distribuição internacional das mesmas.

O projeto de composiçoes didático-pedagógicas conjuntamente com discentes de graduação e pós-graduação, visa a produção de materiais inovadores para uso na escola básica.

Principais produções

A música-teatro de Gilberto Mendes e seus processos composicionais
A ludicidade e a inquiribilidade no processo da educação musical na primeira infância
Expressividade audiotátil e práticas interpretativas do solista enquanto acompanhador: o caso de Altamiro Carrilho no LP Depoimento do Poeta (1970)