Marcos Camara de Castro
Professor Associado
MARCOS CÂMARA DE CASTRO é escritor, compositor e Professor Associado do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da SP de Ribeirão Preto (SP), responsável pelas disciplinas de Educação Musical, Canto Coral e Etnomusicologia. Graduado em composição pela ECA/USP (1983), teve como professores Olivier Toni, Willy Corrêa de Oliveira, Gilberto Mendes, Caio Pagano e Silvio Crespo. Cursou como Auditeur-Libre, as classes de Harmonia, Contraponto, Análise e Composição Musical de Michel Philippot, no Conservatório Nacional Superior de Música de Paris, como bolsista de Aperfeiçoamento do CNPq (1988-1990). Tem mestrado (2001) e doutorado (2007), ambos sob a orientação de Mario Ficarelli, sobre o compositor mineiro Fructuoso Vianna (1896-1976), trabalho que inclui a compilação de seu acervo, doado à ECA/USP por sua filha Guigui, e revisão e edição musicológica de sua obra completa. Na área de canto coral, já regeu inúmeros grupos corais no país e no exterior, vem revisando criticamente a bibliografia e editando o Cancioneiro Coral Brasileiro. De 2008 a 2012, criou e coordenou a Orquestra Universitária: ação e reflexão na prática orquestral, que se inseriu no Laboratório de Ciências da Performance do DM/FFCLRP. É credenciado no programa de Pós-Graduação em Música da ECA/USP, em que ministra a disciplina "Moderna e Contemporânea: a quarta idade de Wiora. Em 2012, foi corresponsável pela disciplina FLS 5235: Antropologia e música: leituras e escutas, do Programa de Pós-Graduação da FFLCH/USP. Realizou estágio de pesquisa, no ano letivo 2012-2013, com bolsa BPE/FAPESP, como pós-doutorado na Universidade de Lorena, Nancy (França), sobre História Cultural/Música, com o projeto Au coeur des choeurs sont toujours possibles les transferts, sob a supervisão de Didier Francfort, num trabalho de Universidade Popular, cuja ação principal foi o Atelier de Chant na capela do castelo de Lunéville (Château des Lumières). Suas composições vêm sendo apresentadas no país e no exterior e, como pesquisador, vem publicando, organizando e participando de eventos científicos sobre sua principal linha de pesquisa: Música, Sociedade e Educação. É líder do grupo de pesquisa CNPq Estramuse: estudos transdisciplinares em música, sociedade, educação. Desde 2015, é editor-gerente da Revista da Tulha - revista acadêmica de música do Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance do Departamento de Música da FFCLRP/USP. Desde 2016, é pesquisador associado no projeto temático FAPESP 2016/05318-7, O Musicar Local: novas trilhas para a etnomusicologia. Coordenadora: Suzel Reily (UNICAMP); Pesquisadoras Principais: Flavia Camargo Toni (USP), Rose Satiko Gitirana Hikiji (USP). Instituições Sede: Instituto de Artes (Música) - Unicamp; Departamento de Antropologia - USP e Instituto de Estudos Brasileiros - USP. Este projeto visa reconhecer a diversidade das formas de engajamento musical (ou do musicar) em localidades diversas. É autor dos livros: Fructuoso Vianna, orquestrador do piano. Rio de Janeiro, ABM Editorial, 2003; Os lugares e as cores do tempo: música, sociedade, educação. São Paulo, Editora Pharos, Nap-Cipem USP, 2015 Vol. IV; e Poesia da Terra. São Paulo: Editora Patuá, 2018.
Linha de Pesquisa: ESTUDOS TRANSDISCIPLINARES EM MÚSICA, SOCIEDADE, EDUCAÇÃO (NAP-CIPEM)
Projeto 1. Fructuoso Vianna, orquestrador do piano (desde 1998)
Fructuoso Vianna
(Carlos Drummond de Andrade)
Era pequeno, era elegante, era discreto.
Não fêz barulho na travessia terrestre.
Deixou apenas
Um rastro de música apuradíssima.
♫♫♫
Projeto 2. Literatura coral: bibliografia e cancioneiro (desde 2008)
Minha matéria é o ser humano
Não o escondido atrás de seu violino,
Mas aquele nu, com sua taquara rachada,
E cheio de esperanças
(MCC)
♫♫♫
Projeto 3. Etnografia da música erudita contemporânea: criação, circulação, recepção, apropriação (desde 2012)
Poeminha de Homenagem ao Hiperavangardismo
(Millôr Fernandes)
Tão pra frente, tão pra frente
Que nunca fez como a gente
Que sempre chega atrasado
Mas uma vez, desesperado,
Viu que tinha exagerado,
No passar pra trás, no tempo,
Mesmo os mais avangardantes;
Pois saiu de casa um dia
E voltou um dia antes.
♫♫♫
Projeto 4. Musicologia da performance (desde 2021)
O Teatro Santa Isabel do Recife
(João Cabral de Melo Neto)
Melhor que a música e a oratória,
Teias sem nada, sem raiz,
Contemplai meu cristal, cá fora,
Que é para todo o corpo, e diz:
Em vez das redes que lá dentro
Te envolvem, dissolvem, se vão,
Fica o meu mudo perfil lúcido,
Cristal oposto ao fumo e ao vão
♫♫♫
Projeto 5. Música e Interfaces (desde 2018)
Dont pay too much attention to the sounds for if you do you may miss the music.
(George Ives)
Área de Pesquisa
Linha de Pesquisa: ESTUDOS TRANSDISCIPLINARES EM MÚSICA, SOCIEDADE, EDUCAÇÃO (NAP-CIPEM)
Projeto 1. Fructuoso Vianna, orquestrador do piano (desde 1998)
Fructuoso Vianna
(Carlos Drummond de Andrade)
Era pequeno, era elegante, era discreto.
Não fêz barulho na travessia terrestre.
Deixou apenas
Um rastro de música apuradíssima.
♫♫♫
Projeto 2. Literatura coral: bibliografia e cancioneiro (desde 2008)
Minha matéria é o ser humano
Não o escondido atrás de seu violino,
Mas aquele nu, com sua taquara rachada,
E cheio de esperanças
(MCC)
♫♫♫
Projeto 3. Etnografia da música erudita contemporânea: criação, circulação, recepção, apropriação (desde 2012)
Poeminha de Homenagem ao Hiperavangardismo
(Millôr Fernandes)
Tão pra frente, tão pra frente
Que nunca fez como a gente
Que sempre chega atrasado
Mas uma vez, desesperado,
Viu que tinha exagerado,
No passar pra trás, no tempo,
Mesmo os mais avangardantes;
Pois saiu de casa um dia
E voltou um dia antes.
♫♫♫
Projeto 4. Musicologia da performance (desde 2021)
O Teatro Santa Isabel do Recife
(João Cabral de Melo Neto)
Melhor que a música e a oratória,
Teias sem nada, sem raiz,
Contemplai meu cristal, cá fora,
Que é para todo o corpo, e diz:
Em vez das redes que lá dentro
Te envolvem, dissolvem, se vão,
Fica o meu mudo perfil lúcido,
Cristal oposto ao fumo e ao vão
♫♫♫
Projeto 5. Música e Interfaces (desde 2018)
Dont pay too much attention to the sounds for if you do you may miss the music.
(George Ives)
Principais produções
Fructuoso Vianna, orquestrador do piano
Educação: o campo maior de aplicação da pesquisa em música
Música erudita contemporânea: valor estético e valor simbólico