Priscila Goergen Brust Renck

Professor Doutor

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007), mestrado em Psicologia (área de concentração Cognição Humana), pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2010), mestrado em Desenvolvimento Humano (concentração em Psicologia do Desenvolvimento e em Desenvolvimento Cognitivo) pela Cornell University, Estados Unidos (2011), e doutorado em Desenvolvimento Humano (concentração em Direito, Psicologia, e Desenvolvimento Humano, e em Envelhecimento e Saúde) pela Cornell University, Estados Unidos (2015).
Realizou pós-doutorado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre em parceria com o Centro Universitário Ritter dos Reis (2015-2017), sob supervisão do Prof. Dr. José Roberto Goldim e da Profa. Dra. Márcia Santana Fernandes, investigando direitos humanos e decisão em bioética clínica. Realizou pós-doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017-2020), sob supervisão do Prof. Dr. Flávio Sanson Fogliatto, investigando análise do processo decisório na saúde.
Foi docente da graduação e da pós-graduação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2020-2025). Possui colaborações de pesquisa nas seguintes universidades: Cornell University, Georgia Institute of Technology, State University of New York Polytechnic Institute, e Hiram College.

Área de Pesquisa

Atua na área de processos psicológicos básicos, utilizando métodos de pesquisa experimental cognitiva e psicofísica no laboratório e no "mundo real", para investigar os seguintes temas:
- Processos de julgamento e tomada de decisão em humanos;
- Cognição numérica e raciocínio quantitativo;
- Economia comportamental;
- Fatores humanos e técnicas de comunicação baseadas em evidências para facilitar o julgamento e a escolha em áreas aplicadas;
- Influência de outros processos psicológicos básicos na regulação da emoção, cognição, e comportamento humano;
- Pesquisa translacional.

Principais produções

Efficacy of a web-based intelligent tutoring system for communicating risk
Communicating numerical risk: Human factors that aid understanding in healthcare
How representations of number and numeracy predict decision paradoxes