• sala 500 - Anfiteatro do Depto de Computação e Mat

Inscrições de 29 de julho a 20 de agosto de 2024  pelo link  https://uspdigital.usp.br/apolo/inscricaoPublicaFormCursosOferecidosListar?oriins=W&codmnu=1447

Nesse link:  confirmar seus dados na plataforma Apolo, a fim de receberem um número USP e um certificado emitido pela USP ao final do curso.

Endereço de e-mail para contatodi_motta61@yahoo.com.br

Forma: Presencial e gratuita

Local: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Departamento de Computação e Matemática, DCM-FFCLRP-USP, (sala 500 - Anfiteatro).

Público alvo: estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de Computação, Direito e afins.

Responsável institucional: Prof. Dr. Evandro Eduardo Seron Ruiz, DCM-FFCLRP-USP

Aulas ministradas pela Profa. Dra. Dioneia Motta Monte-Serrat, DCM-FFCLRP-USP, UNAERP - Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1892922460567339

Justificativa do curso: apresentar uma perspectiva inovadora sobre a estrutura da linguagem que estabelece uma conexão entre a cognição humana e os sistemas inteligentes.

Objetivo: A estrutura da linguagem como uma conexão entre inteligência artificial, informação e ética tem como objetivo integrar conteúdos teóricos sobre linguagem, matemática, direito e inteligência artificial. Aspectos éticos serão discutidos a partir da perspectiva de que a inteligência artificial, IA, interfere no processo linguístico cognitivo. As ferramentas de processamento de linguagem não apenas calculam, mas também operam sobre as relações mútuas entre os elementos da linguagem e a cognição. Essas relações pertencem à cadeia discursiva, que ainda não foi devidamente trabalhada no processamento de linguagem natural. Seguindo a teoria booleana, por um lado existe o formalismo matemático (Ps e Qs) e, por outro, operações, proposições, relações que devem ser gerenciadas para preservar a capacidade preditiva das redes neurais. Este curso tem como objetivo ensinar aos alunos de graduação em Computação e Matemática ou em Direito a gerenciar essas relações que vão além do formalismo matemático.

Programa:

Aula 1- Características da estrutura linguístico cognitiva.

22/08/24, das 10:00 às 12:00

Aula 2- O que é inteligência artificial.

19/09/24, das 10:00 às 12:00

Aula 3- O que é informação: verdade e valor versus camada discursiva da linguagem

24 /10/24, das 10:00 às 12:00

Aula 4- Direito e inteligência artificial sob ética sustentável