Rubens Russomanno Ricciardi
Professor Titular
Rubens Russomanno Ricciardi é compositor, maestro, filósofo das artes, musicólogo, orquestrar/arranjador e pianista.
Seus principais mestres foram George Olivier Toni, Gilberto Mendes, Stephen Hartke, Günter Mayer e Régis Duprat.
É graduado em licenciatura (1985), mestre com dissertação sobre Hanns Eisler (1995), doutor com tese sobre Manuel Dias de Oliveira (2000), livre-docente com tese em filosofia da música (2003) e professor titular em regência e instrumento (2006) pelo Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, em São Paulo (ECA-USP).
Foi bolsista da Universidade Humboldt de Berlim (1987-1991).
É fundador do Curso de Música pela USP em Ribeirão Preto (projeto aprovado pelo Conselho Universitário da USP em julho de 2001), posteriormente Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP (desde dezembro de 2010), onde atua como professor titular.
Fundou e é maestro do Ensemble Mentemanuque (desde 1993) e da USP Filarmônica, a orquestra de estudantes bolsistas da USP (desde 2011) - atuando na série Concertos USP em Ribeirão Preto e em São Carlos (desde 2014).
Ainda pela USP Filarmônica, vem apresentando todo um projeto de reconstrução de memória da música brasileira desde o período colonial - fruto das pesquisas do NAP-CIPEM.
É professor responsável pelo Festival Música Nova "Gilberto Mendes", coordenador/fundador do NAP-CIPEM (Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance em Música) e do Centro de Memória das Artes na USP em Ribeirão Preto (desde 2012). É autor do projeto, pela USP de Ribeirão Preto, do primeiro Bacharelado em Viola Caipira do Brasil (desde 2004). Também idealizou o Projeto USP Música Criança, com polos em Ribeirão Preto e São Joaquim da Barra (desde 2016).
Tem artigos, capítulos de livros e livros em filosofia da música, poética musical (Poíesis Crítica) e musicologia histórica publicados no Brasil, em Portugal e na Alemanha. Sua atuação artística contempla os principais centros do Brasil, além da América do Norte e Europa.
É fundador ainda da Poíesis Crítica, uma nova epistemologia para a pesquisa em artes no Brasil.
Destacam-se os seus livros As Solfas de Mogi das Cruzes (São Paulo: Rumos Itaú Cultural, 2022) e Contra o identitarismo neoliberal - um ensaio de Poíesis Crítica pela apologia das artes (São Paulo: Editora Contracorrente, 2023).
Área de Pesquisa
- Processos de desenvolvimento artístico: história, interpretação-execução, processos composicionais e editoriais (MESTRADO - Programa de Pós-Graduação Profissional pelo Departamento de Música da FFCLRP-USP).
- Filosofia da música: Poíesis Crítica (MESTRADO E DOUTORADO - Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais - Crítica da Cultura - pela EACH-USP).
Principais produções
https://www.youtube.com/c/USPFILARM%C3%94NICA
https://sites.ffclrp.usp.br/napcipem/