PAIDÉIA - CHAMADA PÚBLICA DE ARTIGOS:

Foto

 "DESAFIOS METODOLÓGICOS EM PSICOLOGIA: CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA E A FORMAÇÃO ACADÊMICA"

DOSSIÊ TEMÁTICO

 

            A fim de incentivar a reflexão e novas discussões relacionadas aos desafios metodológicos da produção de conhecimento em Psicologia e contribuir para o desenvolvimento da ciência na área, a revista PAIDÉIA editará um Dossiê Especial sobre o tema, com previsão de publicação de artigos ao longo do ano de 2023 (volume 33). Incentivamos e convidamos pesquisadores a contribuírem com manuscritos que busquem apresentar, discutir, rever, adaptar e problematizar o uso dos diversificados métodos científicos adotados pelas áreas de Ciências Humanas, Sociais e da Saúde, almejando nosso aprimoramento e proporcionando contínua renovação.

As contribuições sobre métodos científicos são bem-vindas para pensar sobre suas bases epistemológicas, revisão e/ou adaptação de métodos, problematização em termos de alcances e limites, inovações, protocolos e/ou propostas instrumentais, diretrizes contemporâneas e desafios para responder à necessidade de avanço em Psicologia. Consideramos a responsabilidade da temática como fator decisivo para o processo de submissão de manuscritos a esse dossiê.

Os manuscritos submetidos a este dossiê deverão contemplar ao menos um dos três grupos temáticos descritos a seguir:

Grupo Temático 1:  Fundamentos Epistemológicos e Bases Teóricas da Pesquisa em Psicologia:  manuscritos teóricos que abordem de maneira analítica e crítica os pressupostos e fundamentos teóricos que orientam os diversos desenhos de pesquisa no campo da ciência psicológica.

Grupo Temático 2:  A Pesquisa em Psicologia na Prática: manuscritos que abordem desenhos e técnicas metodológicas tradicionais ou inovadoras, incluindo procedimentos de coleta, validação de instrumentos, protocolos, análise de dados, dentre outros métodos. 

Grupo Temático 3: A Formação em Pesquisa em Nível de Pós-Graduação: manuscritos que apresentem e discutam experiências de ensino de disciplinas metodológicas bem-sucedidas ou apresentem propostas pedagógicas que orientem o processo de ensino-aprendizagem a respeito de métodos, especialmente no nível de doutorado.

Orientações para submissão:

    Prazo para submissão: 30 de novembro de 2022.

    Os manuscritos devem ser originais e tratar especificamente de desafios metodológicos em Psicologia.

    Os manuscritos devem ser formatados de acordo com as normas da Paidéia para Estudo Teórico disponíveis em   https://www.scielo.br/journal/paideia/about/#instructions

    Os manuscritos deverão seguir a estrutura:

1. Introdução: contextualizando o problema e definindo a tese a ser sustentada no artigo teórico; ou definindo os objetivos do artigo.

2. Seções centrais: que permitam desenvolver e sustentar a tese central; ou apresentar e discutir o procedimento metodológico; ou detalhar a proposta de ensino-aprendizagem para o nível de pós-graduação stricto sensu.

3. Considerações finais: contribuições e implicações teórico e práticas para a pesquisa em Psicologia.

    Os manuscritos deverão ser submetidos via ScholarOne https://mc04.manuscriptcentral.com/paideia-scielo Pede-se que os autores postem no referido sistema uma carta, como documento anexo, informando que se trata de submissão dirigida ao Dossiê Temático “Desafios Metodológicos em Psicologia: Contribuições para a Prática e a Formação Acadêmica”.

    Os manuscritos poderão ser submetidos em português, inglês ou espanhol, desde que um dos autores seja nativo de países que tenham estes idiomas como língua oficial. Os artigos aprovados serão publicados exclusivamente em inglês.

    O processo de avaliação seguirá o fluxo usual da Paideia conforme disposto nas instruções aos autores: (a) conteúdo, no que se refere a linha editorial do dossiê; (b) originalidade, relevância do tema e qualidade da apresentação e discussão realizadas; (c) adequação às normas editoriais adotadas pelo periódico. Caso seja aceito para tramitação pelas editoras responsáveis pelo Dossiê, o manuscrito será encaminhado para avaliação de pareceristas externos ad hoc que poderão recomendar a publicação, sugerir alterações ou recusar o trabalho.

    Em caso de dúvidas em relação ao dossiê, favor entrar em contato: paideiadossie@usp.br

    Caso haja um número excessivo de manuscritos aprovados, as editoras responsáveis poderão sugerir a publicação destes em próximos número da revista.

 

Editoras convidadas para o Dossiê:

Profa. Dra. Denise Ruschel Bandeira (UFRGS)

Profa. Dra. Sonia Maria Guedes Gondim (UFBA)

Profa. Dra. Sonia Regina Pasian (USP)

 

Editora da Paidéia Responsável pelo Dossiê:

Prof. Dra. Clarissa Mendonça Corradi-Webster (USP)


Evento enviado por Renê Achcar
Fonte: Profa. Dra. Clarissa Mendonça Corradi Webster