PROGRAMA DE ESTÍMULO AO ENSINO DE GRADUAÇÃO (PEEG) EDITAL – 01/2012 DISPÕE SOBRE O EDITAL 01/2012 DO PROGRAMA DE ESTÍMULO AO ENSINO DA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Entre as propostas desta gestão da Pró-Reitoria de Graduação, para a valorização e maior desenvolvimento da graduação, há algumas que exigem ações transversais com as demais pró-reitorias. Nesse contexto, a Graduação será valorizada por meio de ações que: i) estimulem atividades que fortaleçam a associação entre ensino e pesquisa, como aquelas de iniciação científica; ii) aumentem a interação entre alunos e docentes e entre estes e o meio externo, como aquelas desenvolvidas pelo PET (Programa de Ensino Tutorial); iii) promovam a interação dos alunos com o ensino de graduação, dentre as quais as atividades de monitoria. Com o objetivo de explorar melhor as inserções de graduandos e pós-graduandos em atividades e ações em prol da melhoria do ensino de graduação as Pró-Reitorias de Graduação e Pós-Graduação criam este Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação (PEEG). Esse Programa se associa ao Programa de Aperfeiçoamento do Ensino (PAE) da Pró-Reitoria de Pós- Graduação visando a ampliar as oportunidades de participação do aluno de graduação no ensino, resguardando-se as competências de cada Programa. Além disso, o PEEG poderá oferecer a salutar oportunidade de convivência, em sala de aula, de alunos monitores de graduação e de pós-graduação. FINALIDADE E OBJETIVOS O objetivo do Programa é incentivar alunos da graduação a aperfeiçoarem estudos em uma área de conhecimento de maior interesse, por meio do desenvolvimento de atividades supervisionadas de ensino. PÚBLICO ALVO Estudantes de graduação, de todos os cursos da USP, que tenham bom rendimento escolar, e destacado desempenho na disciplina escolhida para desenvolver as atividades de monitoria. DESCRIÇÃO O Programa atenderá a uma turma, ou a um conjunto de turmas de uma mesma disciplina, que receberá o monitor. Caberá à Comissão de Graduação receber e avaliar os projetos de cada disciplina para proceder à distribuição de bolsas. Para concorrer a uma vaga de monitor, o aluno deverá se inscrever no projeto da disciplina cujo conteúdo ele domina por ter cursado a própria disciplina ou equivalente. A monitoria deverá ser desenvolvida necessariamente sob supervisão de um dos docentes da disciplina. As bolsas de monitoria não poderão ser cumulativas com quaisquer outros tipos de bolsas da USP, exceto com bolsas de permanência estudantil da USP. A carga horária semanal a ser dispensada, pelo estudante, ao programa é de 6 horas semanais. NÚMERO DE BOLSAS E CRITÉRIO DE DISTRIBUIÇÃO Está prevista a concessão de 500 bolsas, distribuídas às Unidades de acordo com o número de matrículas em créditos-aula e o número de docentes na Unidade. VALOR DA BOLSA As bolsas serão semestrais no valor de cinco parcelas de R$300,00 (trezentos reais). Em caso de disciplinas anuais poderá ser realizada uma única seleção para os dois períodos, a critério da Comissão de Graduação. Não haverá renovação automática. Será necessária a observação dos cronogramas para a realização das inscrições. GERENCIAMENTO DO PROGRAMA À Pró-Reitoria de Graduação compete o planejamento do Programa, sua execução administrativa e financeira e seu acompanhamento e avaliação. À Comissão de Graduação da Unidade compete . Propor critérios de seleção dos projetos de monitoria das disciplinas e dos alunos e indicar os alunos selecionados, mantendo uma lista de espera para o caso de necessidade de substituição de monitores bolsistas ou para preencher eventuais bolsas extras; . Avaliar os relatórios dos supervisores e dos alunos monitores e encaminhar, à Pró- Reitoria de Graduação, um relatório consolidado das atividades na Unidade. DA SELEÇÃO Caberá à Comissão de Graduação realizar a seleção de alunos monitores entre os candidatos inscritos, com base na análise da carta de motivação de cada candidato e em seu mérito acadêmico. DO SUPERVISOR DO PROGRAMA O docente-supervisor se obrigará a elaborar um plano de trabalho a ser desenvolvido no período, além de acompanhar e avaliar o desempenho do aluno-monitor. Ao encerramento das atividades da disciplina, o docente-supervisor encaminhará à Comissão de Graduação o relatório das atividades da monitoria e a avaliação do desempenho do aluno; da mesma forma, o aluno-monitor encaminhará seu relatório de atividades conforme modelo disponível no Júpiter; ambos os relatórios seguirão um modelo disponibilizado no Sistema Júpiter. No caso de o monitor desenvolver as atividades da monitoria com um docente que não seja o supervisor da disciplina, esse docente que trabalhou diretamente com o monitor deverá fornecer o relatório das atividades do aluno ao docente-supervisor. DAS ATIVIDADES São possíveis atividades de monitoria: . Acompanhamento das aulas com o docente. . Leitura de textos, resumos, e elaboração e aplicação de exercícios aos alunos da disciplina. . Participação em plantões de atendimento para eliminação de dúvidas dos alunos a respeito de temas discutidos previamente com o docente. . Participação na preparação e aplicação das atividades práticas das disciplinas. . Pesquisa sobre dados que contribuam para o desenvolvimento da disciplina. DAS OBRIGAÇÕES DO ALUNO-MONITOR Cumprir as atividades propostas, registrando dia a dia, em um boletim específico, tanto a frequência quanto um sumário das tarefas realizadas. Elaborar um relatório ao final de cada período. DO DESLIGAMENTO DO PROGRAMA O aluno poderá ser desligado do Programa em qualquer etapa do projeto, por desistência, a pedido, ou por insuficiência acadêmica, quando for detectado rendimento insuficiente nas atividades programadas, após ser advertido, por escrito, pelo docente-supervisor. Tanto a advertência como o desligamento deverão ser comunicados pelo supervisor à Comissão de Graduação da Unidade, acompanhados do boletim de atividades e relatório explicativo. A bolsa liberada poderá ser destinada a outro aluno na mesma disciplina ou outra previamente selecionada pela Comissão de Graduação. DAS BOLSAS NÃO UTILIZADAS Bolsas não utilizadas pela Unidade poderão ser remanejadas pela Pró-Reitoria de Graduação. CRONOGRAMA para o 1º semestre de 2012 Atividade Período Inscrições online dos projetos, pelos docentes, no Júpiter Web 29/11 a 11/12/2011 Homologação, pela Comissão de Graduação, dos projetos que atendam aos requisitos do Programa Divulgação dos projetos selecionados no Júpiter Web 12 a 16/12/2011 19/12/2011 Inscrição online dos alunos via Júpiter Web, no projeto da disciplina escolhida incluindo a inserção em campo específico da “carta de motivação” com 500 caracteres no máximo. (fase eliminatória). 26/12/2011 a 22/1/2012 Seleção de alunos pela Comissão de Graduação 23 a 31/1/2012 Início da vigência da bolsa 1º de março de 2012 IMPLEMENTAÇÃO DAS BOLSAS As bolsas terão início a partir de 1º de março para o 1º semestre e término em 30 de junho de 2012. DISPOSIÇÃO FINAL Casos omissos neste Edital serão examinados pela Pró-Reitoria de Graduação. São Paulo, 29 de novembro de 2011. Telma Maria Tenório Zorn Pró-Reitora de Graduação Pró-Reitoria de Graduação - Programa de Monitoria 2012 Tabela de Distribuição de Bolsas por Unidade Unidades No. de bolsas Centro de Biologia Marinha 1 Centro de Energia Nuclear Na Agricultura 1 Curso Experimental de Ciências Moleculares 1 Escola de Artes, Ciências e Humanidades 31 Escola de Comunicações e Artes 15 Escola de Educação Física e Esporte 3 Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto 2 Escola de Enfermagem 4 Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto 7 Escola de Engenharia de Lorena 12 Escola de Engenharia de São Carlos 19 Escola Politécnica 38 Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" 20 Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 12 Faculdade de Ciências Farmacêuticas 6 Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto 6 Faculdade de Direito 23 Faculdade de Direito de Ribeirão Preto 4 Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade 19 Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto 11 Faculdade de Educação 12 Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto 16 Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 47 Faculdade de Medicina 22 Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto 21 Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia 6 Faculdade de Odontologia 10 Faculdade de Odontologia de Bauru 6 Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto 6 Faculdade de Saúde Pública 4 Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos 11 Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos 2 Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas 3 Instituto de Biociências 6 Instituto de Ciências Biomédicas 13 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação 15 Instituto de Eletrotécnica e Energia 1 Instituto de Estudos Brasileiros 1 Instituto de Física 12 Instituto de Física de São Carlos 6 Instituto de Geociências 4 Instituto de Matemática e Estatística 22 Instituto de Medicina Tropical de São Paulo 1 Instituto de Psicologia 5 Instituto de Química 10 Instituto de Química de São Carlos 4 Instituto de Relações Internacionais 1 Instituto Oceanográfico 2 Museu de Arqueologia e Etnologia 1 Museu de Arte Contemporânea 1 Museu Paulista 1 Total 500