SELEÇÃO PÚBLICA MCTI/FINEP/FNDCT PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO FOCADA NOS SISTEMAS ALIMENTARES CONTEMPORÂNEOS, NOVOS INGREDIENTES

Foto

 Prezados,

 

A FINEP lançou a SELEÇÃO PÚBLICA MCTI/FINEP/FNDCT PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO FOCADA NOS SISTEMAS ALIMENTARES CONTEMPORÂNEOS, NOVOS INGREDIENTES, PROTEÍNAS ALTERNATIVAS E NOVAS TECNOLOGIAS DE ALIMENTOS.

 

Serão apoiados projetos que contemplem soluções inovadoras aderentes às Linhas Temáticas abaixo relacionadas:

 

Linha temática 1: Redes de Pesquisa

Serão selecionadas propostas que contemplem a formação de redes de pesquisa, contendo no mínimo a parceria de 5 ICTs, que tenham como objetivo o desenvolvimento de projetos de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico conjuntos nas áreas de alimentos, agronomia, veterinária, zootecnia e áreas afins, e cuja infraestrutura física de salas e laboratórios que serão utilizados, ou adequados e ampliados, para o atendimento das temáticas de novos ingredientes e proteínas alternativas com recursos do projeto.

Linha temática 2: Empreendedorismo de base tecnológica

Serão selecionadas propostas que contemplem projetos de instituições, públicas ou privadas, ligadas à inovação e dedicadas ao apoio à empresas de base tecnológica, em parceria com uma ou mais foodtechs brasileiras incubadas, aceleradas ou lotadas em parques tecnológicos, nos temas de sistemas alimentares contemporâneos, novos alimentos e tecnologias de alimentos.

Linha temática 3: Desafios Tecnológicos

Serão selecionadas propostas que contemplem projetos de pesquisa que busquem soluções aos seguintes desafios tecnológicos:

a) Desenvolvimento de cortes inteiros de carne bovina cultivada;

b) Desenvolvimento de formulações de meio de cultivo de grau alimentício, isentas de soro fetal bovino (SFB) ou outros elementos de origem animal que permitam a proliferação e/ou diferenciação de células bovinas;

c) Produção de gorduras a partir de fontes de vegetais ou por fermentação para aplicação em produtos cárneos feitos de plantas;

d) Extração e funcionalização de proteínas vegetais para aplicação em produtos cárneos análogos aos de origem animal.

 

Nesta chamada, a ICT que possui unidades com CNPJ derivado (CNPJ de filial), poderá ser executora principal em uma proposta na linha temática 1 e para até duas propostas para as linhas temáticas 2 e 3. Dessa forma, as unidades USP poderão enviar propostas, não sendo necessário o envio de proposta institucional pela USP.

As unidades devem atentar para o limite de propostas e a todos os critérios do edital.

Será necessário encaminhar um OFÍCIO DE APRESENTAÇÃO PARA RECONHECIMENTO INSTITUCIONAL DA PROPOSTA (Anexo II) que a PRPI fornecerá, quando contatada pelos interessados até o dia 30 de setembro.

 

Para maiores informações visite o site da FINEP (http://www.finep.gov.br/chamadas-publicas/chamadapublica/707) e veja o edital anexo.

 


Atenciosamente,
 
Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação
Universidade de São Paulo


Evento enviado por Daniel Adolfo
Fonte: Comissão de Pesquisa